Trabalho de modelagem analisa tendências de desmatamento, regeneração e focos de calor no estado do Amapá

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A Amazônia é provavelmente o bioma com maior apelo mundial, conhecida por suas riquezas naturais e sua importância para a manutenção do clima e outros serviços ecológicos. Conhecer a dinâmica de desmatamento na região é essencial para se planejar ações de preservação e conservação para o bioma.

Nesse sentido, a equipe da Jacarandá teve a grande satisfação de trabalhar mais uma vez com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá e a Conservação Internacional – CI Brasil, num projeto de modelagem e simulação de processos de desmate, regeneração e focos de calor para o território estadual.

Os resultados destacaram a importância das áreas protegidas do estado no controle do desmatamento, além da influência de rodovias, hidrografia e outros drivers na dinâmica da paisagem. Demonstra a tendência de abertura de novos polígonos de desmate em municípios que fazem parte da RENCA (Reserva Nacional de Cobra e Associados), caso este polígono de fato seja aberto à exploração privada.

O estudo destaca a importância de se monitorar, além do desmatamento, também a regeneração florestal, essencial para a compreensão completa das mudanças na cobertura do solo. Alerta, ainda, para probabilidade de um significativo aumento nos focos de calor nas próximas décadas, segundo as tendências climáticas projetadas para os próximos anos.

© Todos os Direitos Reservados - 2020 | Jacarandá Ambiental